sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AMBEV persegue sindicalista de luta, Joaquim "Boca" Aristeu.

MOÇÃO DE REPUDIO A AMBEV DEVIDOA SUSPENSÃO DE JOAQUIM BOCA ARISTEU

No dia 18 de outubro a gerência da AmBev de Jacareí SP uma das maiores unidades , da maior cervejaria do mundo, penalizou o cipeiro mais votado da fábrica de Jacareí, Joaquim “Boca” Aristeu, aplicando um dia de suspensão por intervir contra a proposta da empresa num assembléia de trabalhadores e trabalhadoras.

Chamamos todas as entidades do movimento sindical e popular a protestar contra essa ação arbitrária da empresa contra um sindicalista. Sabemos que há uma tendência forte de criminalização dos movimentos e lutadores por parte dos patrões, tribunais e governos. Isso precisa ser combatido com vigor sem qualquer vacilação por parte dos movimentos dos trabalhadores.

Joaquim foi eleito para a CIPA em setembro com 33,5% dos votos. Já no dia 15 de outubro ele conseguiu obter uma interdição dos vestiários e sanitários utilizados por aproximadamente 400 trabalhadores que cuidam do armazenamento e transporte de cerveja, algo que enfureceu a empresa.

Desde junho a empresa vem enrolando os trabalhadores na campanha salarial, desrespeitando a database que é 1° de julho. A empresa propõe um aumento pífio de 6,76%, abaixo do que, por exemplo, os metalúrgicos estão recebendo (9-10%), e isso atrelado a um péssimo programa de PLR da empresa, chamado PEF. Os trabalhadores da unidade de Jacareí tem sido pioneiros entre as unidades da Ambev no mundo ao não assinar este PEF explorador.

Joaquim tem sido linha de frente contra a tentativa da empresa que tenta a todo custo agora enfiá-lo goela abaixo dos trabalhadores.

Nesta segunda feira dia 17 de outubro acontecia assembléias na fabrica na tentativa de reprovar a proposta indecente da empresa.

Joaquim fez uso da palavra na primeira assembleia da entrada do turno da manhã contra o acordo e os trabalhadores reivindicaram que ele também falasse na assembleia do setor administrativo logo após, algo que ele já tinha feito inúmeras vezes nos seus anos como sindicalista.

Quando a assembleia ia começar o coordenador e supervisor de sua área comunicou a ele que deveria sair da assembleia porque estava em horário de trabalho. Joaquim respondeu que estava lá porque vários gerentes, coordenadores e supervisores, que também estavam em horário de trabalho, estavam presentes para defender a proposta da empresa. Em sua fala na assembleia, disse que se retirava sob protesto e que os representantes da gerência também deveriam fazer o mesmo, o que acabou acontecendo após a solicitação dos diretores do sindicato.

Algumas horas mais tarde, Joaquim foi comunicado pela gerência de que seria punido com um dia de suspensão. Na assembleia da tarde o sindicato repudiou a suspensão e Joaquim pôde intervir novamente contra a proposta da empresa. O resultado da votação das quatro assembléias, realizada em urna para que a gerência não possa intimidar os trabalhadores, foi que uma grande maioria, de dois terços, votou contra a proposta da empresa.

O sindicato junto aos trabalhadores agora devem discutir que medidas tomar para aumentar a pressão sobre a empresa. Nessa luta vamos precisar do apoio e solidariedade de todos os sindicalistas e ativistas dos movimentos sociais. Por isso reiteramos o pedido de moções de protesto contra a AmBev e pelo cancelamento da suspensão aplicada ao Joaquim “Boca” Aristeu, para que a empresa saiba que uma injúria a um é uma injúria a todos, e que não vamos deixar que nos intimidem.

A moção de apoio contra a perseguição de sindicalistas de luta pela AMBEV EM JACAREI PODE SER ENVIADO PARA GERENTE GERAL DA UNIDADEDE JACAREI (jc.lfamello@ambev.com.br) , para ouvidoria,(ouvidoria@ambev.com.br) e para diretor geral de gente gestão MARCIO FROES TORRES (mftorres@ambev.com.br).


Voto em Dilma para derrotar a direita tucana é um tiro que pode sair pela culatra

Voto em Dilma para derrotar a direita tucana é um tiro que pode sair pela culatra

Michael Lowy hoje no PSOL Ce.



Agenda de Michael Löwy hoje em Fortaleza


22/10 (sexta-feira) – Auditório do Departamento de História da UFC às 14h
Tema: “O Marxismo Romântico em Edward Thompson e Raymond Williams”

22/10 (sexta-feira) – Sede do Partido Socialismo e Liberdade – PSOL às 19h
Tema: “A Crise civilizatória, as lutas anticapitalistas e o ecossocialismo”
Local: Av. Imperador, 1397 – Centro

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Heloísa Helena pede afastamento da Presidência do PSOL

Comunicado de Afastamento da Presidência Nacional do PSOL



1. Agradeço a solidariedade de muitos diante da minha derrota ao Senado (escrevo na primeira pessoa pois sei, como em outras guerras ao longo da história já foi dito "A vitória tem muitos pais e mães, a derrota é orfã!). Registro que enfrentei o mais sórdido conluio entre os que vivem nos esgotos do Palácio do Planalto - ostentando vulgarmente riquezas roubadas e poder - e a podridão criminosa da política alagoana. Sobre esse doloroso processo só me resta ostentar orgulhosamente as cicatrizes, os belos sinais sagrados dos que estiveram no campo de batalha sem conluio, sem covardia, sem rendição!

2. Comunico à Direção Nacional e Militância do PSOL a minha decisão de formalizar o que de fato já é uma realidade há meses, diante das alterações estatutárias promovidas pela maioria do DN me af astando das atribuições da Presidência. Como é de conhecimento de todas(os) fui eleita no II Congresso Nacional por uma Chapa Minoritária, composta majoritariamente pelo MES e MTL, em um momento da vida partidária extremamente tumultuado que mais parecia a velha e cruel opção metodológica das lutas internas pelo aparato diante dos escombros de miserabilidade e indigência da nossa Classe Trabalhadora. Daí em diante o aprofundamento da desprezível carnificina política foi ora transparente ora dissimulado mas absolutamente claro!
Assim sendo, em respeito à nossa Militância e aos muitos Dirigentes que tanto admiro e por total falta de identidade com as posições assumidas nos últimos meses pela maioria das Instâncias Nacionais ( culminando com o apoio a Candidatura de Dilma!) tenho clareza que melhor será para a organização e estruturação do Partido o meu afastamento e a minha permanência como Militante Fundadora do PSOL, sempre à disposi ão das nobres tarefas de organização das lutas do nosso querido povo brasileiro! Avante Camaradas!






Maceió, 19 de Outubro de 2010

Heloísa Helena

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ENEFIL RIO 2011: Envio de Trabalhos

ENEFIL RIO 2011: Envio de Trabalhos: "ENEFIL 2011‘“A FILOSOFIA E SUA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO PRÁTICA”NITERÓI – RIO DE JANEIROUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS DO GRAG..."

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Seminário de Educação na Universidade de Uberlândia


Nos dia 9,10 e 11 de Outubro acontece o Seminário de Educação na Universidade de Uberlândia.

Este Seminário é uma iniciativa unificada de diversos CAs, DAs, DCEs e outras entidades e coletivos, a partir da necessidade de um espaço para articular nacionalmente as lutas, com estudantes que estão dentro ou fora da UNE ou ANEL.

O objetivo é construir força para conquistar melhorias para a educação brasileira, acabar com a privatização da universidade e os cursos pagos, lutar pela qualidade no ensino e por uma expansão de qualidade.


http://seminarionacional.blogspot.com/

TV TRIBUNA - PARALISAÇÃO DA UNIFESP

UNIFESP pela Permanência Estudantil

video denuncia unifesp baixada santista

Manifestação no PIBIC

estudantes paralisam UNIFESP

Estudantes da Universidade Federal de São Paulo realizam paralisação em defesa de condições da permanência dos alunos pobres na universidade. O ato teve início no dia 6 de outubro, última quarta-feira. Segue links com mais informações:


http://portaltvtribuna.grupoatribuna.com.br/videos/?video=4108

http://portaltvtribuna.grupoatribuna.com.br/videos/?video=4195


http://www.youtube.com/watch?v=8QNJwObxXtk&playnext=1&videos=r3KQa7b-0gA&feature=mfu_in_order