sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AMBEV persegue sindicalista de luta, Joaquim "Boca" Aristeu.

MOÇÃO DE REPUDIO A AMBEV DEVIDOA SUSPENSÃO DE JOAQUIM BOCA ARISTEU

No dia 18 de outubro a gerência da AmBev de Jacareí SP uma das maiores unidades , da maior cervejaria do mundo, penalizou o cipeiro mais votado da fábrica de Jacareí, Joaquim “Boca” Aristeu, aplicando um dia de suspensão por intervir contra a proposta da empresa num assembléia de trabalhadores e trabalhadoras.

Chamamos todas as entidades do movimento sindical e popular a protestar contra essa ação arbitrária da empresa contra um sindicalista. Sabemos que há uma tendência forte de criminalização dos movimentos e lutadores por parte dos patrões, tribunais e governos. Isso precisa ser combatido com vigor sem qualquer vacilação por parte dos movimentos dos trabalhadores.

Joaquim foi eleito para a CIPA em setembro com 33,5% dos votos. Já no dia 15 de outubro ele conseguiu obter uma interdição dos vestiários e sanitários utilizados por aproximadamente 400 trabalhadores que cuidam do armazenamento e transporte de cerveja, algo que enfureceu a empresa.

Desde junho a empresa vem enrolando os trabalhadores na campanha salarial, desrespeitando a database que é 1° de julho. A empresa propõe um aumento pífio de 6,76%, abaixo do que, por exemplo, os metalúrgicos estão recebendo (9-10%), e isso atrelado a um péssimo programa de PLR da empresa, chamado PEF. Os trabalhadores da unidade de Jacareí tem sido pioneiros entre as unidades da Ambev no mundo ao não assinar este PEF explorador.

Joaquim tem sido linha de frente contra a tentativa da empresa que tenta a todo custo agora enfiá-lo goela abaixo dos trabalhadores.

Nesta segunda feira dia 17 de outubro acontecia assembléias na fabrica na tentativa de reprovar a proposta indecente da empresa.

Joaquim fez uso da palavra na primeira assembleia da entrada do turno da manhã contra o acordo e os trabalhadores reivindicaram que ele também falasse na assembleia do setor administrativo logo após, algo que ele já tinha feito inúmeras vezes nos seus anos como sindicalista.

Quando a assembleia ia começar o coordenador e supervisor de sua área comunicou a ele que deveria sair da assembleia porque estava em horário de trabalho. Joaquim respondeu que estava lá porque vários gerentes, coordenadores e supervisores, que também estavam em horário de trabalho, estavam presentes para defender a proposta da empresa. Em sua fala na assembleia, disse que se retirava sob protesto e que os representantes da gerência também deveriam fazer o mesmo, o que acabou acontecendo após a solicitação dos diretores do sindicato.

Algumas horas mais tarde, Joaquim foi comunicado pela gerência de que seria punido com um dia de suspensão. Na assembleia da tarde o sindicato repudiou a suspensão e Joaquim pôde intervir novamente contra a proposta da empresa. O resultado da votação das quatro assembléias, realizada em urna para que a gerência não possa intimidar os trabalhadores, foi que uma grande maioria, de dois terços, votou contra a proposta da empresa.

O sindicato junto aos trabalhadores agora devem discutir que medidas tomar para aumentar a pressão sobre a empresa. Nessa luta vamos precisar do apoio e solidariedade de todos os sindicalistas e ativistas dos movimentos sociais. Por isso reiteramos o pedido de moções de protesto contra a AmBev e pelo cancelamento da suspensão aplicada ao Joaquim “Boca” Aristeu, para que a empresa saiba que uma injúria a um é uma injúria a todos, e que não vamos deixar que nos intimidem.

A moção de apoio contra a perseguição de sindicalistas de luta pela AMBEV EM JACAREI PODE SER ENVIADO PARA GERENTE GERAL DA UNIDADEDE JACAREI (jc.lfamello@ambev.com.br) , para ouvidoria,(ouvidoria@ambev.com.br) e para diretor geral de gente gestão MARCIO FROES TORRES (mftorres@ambev.com.br).


Um comentário:

  1. OBRIGADO COMPANHEIRO, PODE TER CERTEZA QUE ESTA SUA MOÇÃO E DE OUTROS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS TEM FEITO A DIREÇÃO DA AMBEV RECUAR UM POUCO EM SUAS AMEAÇAS CONTRA A NOSSA ATUAÇÃO NA FABRICA POR FAVOR FORNEÇA SEU EMAIL PARA A GENTE TROCAR ESPERIENCIAS.

    JOAQUIM ARISTEU (juca_aristeu@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir