domingo, 28 de março de 2010

Guarda municipal de Fortaleza treina para o uso de arma não-letal.

Guarda municipal de Fortaleza treina para o uso de arma não-letal.



200 guardas municipais de Fortaleza estão treinando para utilizar 50 armas taser adquiridas pela prefeitura de Fortaleza, que custou R$ 120 mil. Mas não para por aí. Segundo Arimá Rocha, mais 250 taser vai ser adquiridas e mais mil guardas serão treinados.

 Mais uma arma para reprimir as manifestações dos movimentos populares.

O ROUBULATION

“Eles são do contra”

“Eles são do contra”


Uma reportagem assinada pelo repórter Tiago Coutinho, publicada hoje, no caderno Política, no O Povo que apresenta o vereador João Alfredo- PSOL, o MCP – Movimento dos Conselhos Populares e o Movimento Crítica Radical como a “turma do não”.


http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/966674.html

http://www.opovo.uol.com.br/

Núcleo Conj. Ceará e Granja do PSOL lançam candidaturas

Núcleo Conj. Ceará e Granja do PSOL lançam candidaturas




O núcleo Conj. Ceará e Granja, do PSOL lançaram, ontem na III conferência eleitoral, em Fortaleza, as pré-candidaturas de Adelita Monteiro e de Airton de Maria para as eleições proporcionais. Falta ainda decidir quem disputará à assembléia legislativa e a câmara federal.


Nomes de Padre Haroldo Coelho, vereador João Alfredo, suplente de vereadora Toinha Rocha, Renato Roseno e outros estão nas disputas a uma cadeira legislativa.

Soraya Vanini aprovada como pré- candidata a governadora do Ceará pelo PSOL

 A III conferência estadual do PSOL Ceará, realizada ontem, em Fortaleza, aprovou o nome de Soraya para pré- candidata ao governo do estado.





SORAYA VANINI TUPINAMBÁ (SORAYA)

Soraya estudou engenharia de pesca na Universidade Federal do Ceará, onde também concluiu em 1994 sua tese de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. É fundadora do Instituto Terramar, constituído em 1993. O Terramar vem exercendo o papel de promover, organizar e incentivar o desenvolvimento integrado (social, econômico, tecnológico, ambiental, político e cultural) junto às populações costeiras cearenses. Começou a leste de Fortaleza, na comunidade da Prainha do Canto Verde e, no litoral oeste, na comunidade de Flecheiras. Hoje atua em rede costeira cearence, com algumas ações ampliadas para as comunidades de Batoque e Balbino, Tatajuba, Ponta Grossa e Fortim. Soraya atua também como assessora do Programa de Gestão Costeira do Projeto Populações e Manguezais. (fonte: Rede Costa Brasil)

sábado, 20 de março de 2010

Seminário Direito à Moradia e Áreas de Risco

O CEARAH Periferia, ao longo dos seus 19 anos de existência, tem desenvolvido atividades de formação, de maneira a qualificar a atuação das comunidades e movimentos organizados de Fortaleza para intervenção propositiva no processo de desenvolvimento urbano integrado e solidário.


De janeiro a março de 2010, em parceria com o Núcleo de Habitação e Meio Ambiente, a instituição realizou o Encontro de Comunidades de Áreas de Risco, envolvendo moradores das comunidades das regiões do Cocó e Maranguapinho. Durante o Encontro foram realizadas oficinas nas quais foram trabalhadas a questão do risco, as ações do poder público voltadas para tais áreas e, ao final, a construção de propostas de políticas públicas pelos próprios participantes do encontro.


Como evento de entrega de tais propostas aos Órgãos do Poder Público que trabalham com o tema da Moradia em áreas de risco, o CEARAH Periferia realiza o Seminário “Direito à Moradia e Áreas de Risco”, no qual contaremos com a participação da Relatora Especial do Direito à Moradia Adequada das Organizações das Nações Unidas – ONU, Profª. Drª Raquel Rolnik.


O evento também marcará aniversário de 19 anos do CEARAH Periferia, no qual será feito um breve histórico sobre a atuação da entidade ao longo desses anos.


Nesse sentido, contamos com sua presença no evento a fim de ouvir e debater as propostas e as denúncias construídas pelos moradores das comunidades que sofrem com o risco, refletindo, nesse ato, o exercício da democracia participativa.






Data do evento: 30 de março.


Horário: 08:30h às 12h.


Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC – Rua Meton de Alencar s/n, Centro.


É Solicitado a confirmação da presença até o dia 25 de março pelo telefone 3261.2607 (Valéria Pinheiro ou Seledon Dantas) ou pelo e-mail: areaderisco@cearahperiferia.org.br .



























quinta-feira, 11 de março de 2010

Ato-Debate: Democracia, Direitos Humanos e a luta dos movimentos sociais

ATO-DEBATE

DEMOCRACIA, DIREITOS HUMANOS E A LUTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

“De quem depende a continuação desse domínio?
De quem depende a sua destruição?
Igualmente de nós.”


Com Amélia Rocha (Defensora Pública do Estado do Ceará), Francisco Macedo (Procurador da República), Marcelo Roseno (Juiz de Direito), Patrícia Oliveira (RENAP) e Representes de Movimentos Sociais

Dia: 12 de março às 18h.
Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará

Apoio: Rede Estadual de Assessoria Jurídica Universitária
Diretório Central dos Estudantes da UFC

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres da Via Campesina ocupam fábrica em Maracanaú

 Recebí por e-mail texto do jornalista Daniel Fonsêca:

Amigos (as),

Na manhã de hoje, mulheres da Via Campesina e outros movimentos sociais ocuparam a fábrica da Nufarm, em Maracanaú. Em anexo, segue a nota das (os) manifestantes sobre a ação.

Vocês podem ter mais informações com Cristiane Faustino, do Fórum Cearense de Mulheres: 9969.1269. Maria de Jesus, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra: 9641.1336. Patrícia Oliveira, advogada do MST e integrante da Rede Nacional de Advogados (as) Populares (Renap Ceará): 8603.2208. 

Abaixo, as reivindicações. Mais detalhes no panfleto que segue em anexo.

- Que os órgãos governamentais e jurídicos (como a SEMACE, IBAMA, ANVISA, etc.) cumpram de fato o seu papel de monitorar e de punir as empresas que cometem irregularidades;
- Suspensão de todos os incentivos fiscais e créditos subsidiados para as empresas que cometem crimes ambientais e sociais;
- Divulgação e ampliação dos estudos e pesquisas existentes nas Universidades, como forma de medir os impactos sociais e ambientais e esclarecer a população sobre os riscos;
- Retirada imediata da empresa NUFARM do Conjunto Novo Maracanaú, do Estado do Ceará e do Brasil;
- Suspensão da produção, comercialização e utilização de agrotóxicos;
- Recuperação ambiental das áreas afetadas pelos agrotóxicos;
- Proibição imediata da produção e comercialização de produtos transgênicos;
Desapropriação das terras com crime ambiental e destinação imediata para a Reforma Agrária;
- Créditos de apoio a produção agroecológica de alimentos produzidas pela agricultura camponesa;

Atenciosamente,

Daniel Fonsêca

--
Daniel Fonsêca
jornalista | fortaleza, ceará

85 9991.5944 / 8749.8794
twitter.com/fonsecaxp

--

sexta-feira, 5 de março de 2010

Pré-candidatos a presidente da República pelo PSOL participam hoje de debate em Fortaleza .

Serviço:

Debate entre pré-candidatos a presidente da República pelo PSOL (Babá, Plínio Arruda Sampaio e Martiniano Cavalcante)

Data: 05.03.2010
Horário: 18h30
Local: Sede do PSOL (CE) (Av. Imperador, 1397. Centro)

Informações:

PSOL – 3254.5150
Helena Martins – 8793.4091
Emanuel Furtado – 9964.6614


Conheça os pré-candidatos:

Plínio Arruda Sampaio: Aos 79 anos de idade e mais de 50 anos de vida pública, Plínio Sampaio é promotor público aposentado e mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Com uma história marcada pela atuação junto à Igreja Católica, é também um defensor da reforma agrária no país. Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA). Plínio foi um dos fundadores do PT, deputado federal constituinte e candidato a governador em 1990 e em 2006, já pelo PSOL.

Babá: João Batista Oliveira de Araújo, de 56 anos, mais conhecido como Babá, iniciou sua carreira política em Belém, onde foi eleito vereador, deputado estadual e federal. Em 2003, foi expulso do PT devido a divergências com a política do governo Lula. Juntamente com outros ex-integrantes da legenda, contribuiu para a fundação do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Martiniano Cavalcante: Martiniano Cavalcante, 41, começou sua militância política no movimento secundarista, na década de 1970, contra a ditadura militar no Brasil. Em 1976, já na Universidade de Brasília, onde seria dirigente do DCE e do CA do seu curso. Sindicalista, participa da fundação da CUT. Atualmente, integra o Movimento Terra Trabalho e Liberdade.