terça-feira, 11 de outubro de 2011

Protestos Contra Wall Street - Movimento Contra os Banqueiros - Band News



Em seguida artigo de Gilvan Rocha: Viva o povo Ianque!

Temos dito que a luta anti-capitalista para ter êxito é necessário que se processe nos países centrais, localizados na Europa Ocidental, Japão, Estados Unidos e Canadá.
As revoluções se deram nos países periféricos como a Rússia, a China, parte da Coréia e Cuba, e esse fato redundou na sua derrota diante da contra-revolução mundial. Esses países tornaram-se estados policiais que se prestaram a ser vitrines da propaganda anti-socialista. Não bastasse esse efeito negativo, a derrota do socialismo em escala mundial produziu o stalinismo cuja grande obra contra-revolucionária foi a de submeter o socialismo científico a um trabalho de descaracterização na medida em que construíram um conjunto de dogmas sob o carimbo do “marxismo-leninismo”.
O fato, repetimos, de o capitalismo ter se preservado nos países centrais explica de forma contundente a hegemonia política que esse sistema ora desfruta, apesar de que, do ponto de vista econômico e financeiro, viva momentos conturbados por sucessivas crises que castigam esses países que compõem a vanguarda desse sistema socioeconômico exaurido.
Vemos hoje, com sobeja alegria, manifestações populares de descontentamento, tanto na Europa como, sobretudo, nos Estados Unidos da América. O povo norte-americano foi completamente esquecido pela velha esquerda de matriz stalinista. Não se encontra nos inflamados discursos do Sr. Fidel Castro, palavras de apelo à conscientização e organização do povo ianque. As massas trabalhadoras daquele país foram sempre abandonadas à sua própria sorte, se prestando a imolarem-se como verdadeiros mártires, nas inúmeras guerras levadas a cabo pela ordem capitalista, destacando-se, dentre tantas, a longa e triturante guerra do Vietnã e, mais recentemente, as guerras do Iraque e do Afeganistão, que produziram e produzem, um sem número de mortos, mutilados e outros emocionalmente desajustados. Agora, o povo ianque começa a tomar consciência e levanta acampamentos de protestos, particularmente, no santuário do capitalismo, na Wall Street.
http://gilvanrocha.blogspot.com/2011/10/viva-o-povo-ianque.html#links

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

II Seminário de Filosofia no Ensino Médio UECE

24 a 26 de outubro de 2011

A filosofia apresenta múltiplas perspectivas em relação a sua abordagem teórica, tais como o ensino histórico, o ensino temático e o desenvolvimento da formação do pensamento crítico dos educandos

O II Seminário de Filosofia no Ensino Médio, assim como o I tem como intuito debater às problemáticas relacionadas ao ensino de Filosofia nas escolas do Ensino Médio, entendendo que tal debate está na ordem do dia, na medida em que identificamos a necessidade de profundas reflexões relativas ao tema por parte dos professores e alunos do curso de filosofia.

Tais professores e futuros professores possuem um papel fundamental na elaboração de estratégias didáticas para o ensino da Filosofia.

Inscrições

Valor: 2,00 reais

Local: CA de Filosofia- UECE

Dias: 18 e 19/10

Envio de Resumos

Prazo de envio até 14 de outubro de 2011

Os resumos deveram ser enviados para o e-mail: cafilosofiauece@gmail.com

Contendo de 1000 a 1500 caracteres

Fonte: Times New Roman 12

Titulo em Negrito

Todas as comunicações devem obrigatoriamente está voltada para a Temática da Educação.

http://cafilosofiauece.blogspot.com/2011/10/ii-seminario-de-filosofia-no-ensino.html#links

PMF deve prestar esclarecimentos sobre os critérios usados na indicação de diretores e vice-diretores das escolas municipais

A Secretaria Municipal de Educação (SME) deve prestar esclarecimentos à Câmara Municipal
de Fortaleza sobre os critérios usados na indicação de diretores e vice-diretores das escolas
municipais. A iniciativa é do vereador João Alfredo (Psol), que afirmou ter recebido denúncia de
que uma diretora de escola seria retirada do cargo por decisão de um vereador de Fortaleza, que
supostamente teria indicado outra pessoa para assumir o cargo. O vereador disse ter recebido
relatos de que a Prefeitura destinaria “cotas” de direção de escola para alguns vereadores. O requerimento que solicita informações da SME foi aprovado na sessão de ontem. O assunto levantou polêmica na Câmara. O presidente da Comissão de Educação e líder do PT
na Casa, Guilherme Sampaio (PT), saiu em defesa da administração municipal e disse que não
existem indicações políticas para a definição dos diretores de escola. Segundo ele, a maioria dos
atuais diretores de escola foi definida em 2005 através de listas tríplices elaboradas pelos
profissionais das unidades escolares e encaminhadas à administração municipal – que, segundo
Guilherme, ficou responsável pela escolha do nome a ser nomeado para o cargo de direção. O presidente da sessão, Carlos Mesquita (PMDB), fez uma intervenção para defender as
indicações políticas dos vereadores. “Quando é um deputado federal que indica algum cargo no
Governo Federal, ninguém diz nada, é coisa mais natural, mas quando é um vereador, fica todo
mundo criticando, dizendo que não pode”.

Prefeitura (SP) expulsa pessoas de suas casas!

No dia 27 de setembro, os moradores de uma comunidade na divisa de Barueri e Jandira(SP) receberam uma péssima notícia: teriam 15 dias para sair de suas casas (processo n° 00200810520114036130, 2ª Vara Federal de Osasco) para devolver o terreno ao seu “dono”.

Parte das pessoas moram em Jandira, e outra parte em Barueri, e não está claro com quem se deve negociar.

Detalhe: o local tem servido para desova de cadáveres e pertenceu ao INSS desde 1992.

Para forçar os moradores a sair, a polícia está fazendo pressão desde o dia 21 de setembro. Os policiais tem agido de maneira irregular, invadiram 3 casas, deram tiros, desmontaram um telhado, fizeram ameaças.

Tratam-se de 25 famílias, sendo quase 40 crianças. Há pessoas que moram lá desde 2001. Estas pessoas não foram morar lá porque escolheram, mas porque não tem como pagar um aluguel e muito menos comprar uma casa. Fizeram a absurda oferta de R$500,00 mais o transporte para a mudança. O que eles vão fazer com R$500,00?

Para onde estas pessoas vão? A prefeitura deixará quase 40 crianças ao relento?

Contra a ordem de despejo!

Se a prefeitura quer tirá-los de lá, deve garantir o direito à moradia, oferecendo uma indenização que dê para comprar uma casa ou uma outra moradia.

Se você acredita que as pessoas devem ter garantido seu direito à moradia, e a prefeitura deve cuidar das crianças ajude-nos, e mostre para o Juiz Herbert Cornelio Pieter de Bruyn Jr. que esta atitude pode destruir muitas vidas pois eles não tem para onde ir.

3821-9922 (fórum de Osasco)

Mais:

http://terralivre.org/2011/10/comunidade-de-jandira-esta-ameacada-de-despejo/

Fifa pediu para governo brasileiro suspender Código de Defesa do Consumidor.

Orlando Silva: "diálogo do Brasil com a Fifa é melhor do que muitos imaginam"
30/09/2011 - 16h14

A Fifa pediu ao governo brasileiro que, durante o período de realização da Copa do Mundo no país, em 2014, suspendesse o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto do Idoso e o Estatuto do Torcedor. A ideia da entidade que organiza o Mundial de futebol era ter liberdade absoluta para decidir o preço dos ingressos, não disponibilizar meias entradas para idosos e estudantes e não ter que eventualmente indenizar consumidores por eventos cancelados ou adiados.
A informação é do ministro do Esporte, Orlando Silva, que participou na tarde desta sexta do programa televisivo Arena SporTV e disse, com todas as letras: "a Fifa solicitou que suspendêssemos o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor". O pedido aconteceu dentro do contexto de debate para a formatação do projeto da Lei Geral da Copa.
O projeto da norma, que tramita na Câmara dos Deputados, atendeu a parte dos pedidos da Fifa no que diz respeito à meia entrada para estudantes e direitos do consumidor, mas não suspendeu nenhum diploma legal brasileiro, embora, segundo o ministro, o Brasil venha mantendo uma relação salutar com a Fifa, sempre em busca do entendimento. "Temos confiança de que o diálogo vai encontrar uma saída. Não é questão de soberania, é discussão de direitos sociais", afirmou Silva. "O diálogo do Brasil com a Fifa é melhor do que muitos imaginam", completou.
Orlando Silva revelou que o ponto que está gerando mais conflito é a questão da meia entrada para idosos e estudantes. O direito aos primeiros é garantido pelo Estatuto do Idoso, lei federal, enquanto o segundo é resultado de legislações estaduais. "Há uma decisão do governo brasileiro de não suspender o Estatuto do Idoso. Deverá haver um acordo com a Fifa. A divergência existe, mas não é tão grave. Podemos chegar a um acordo sem suspender o Estatuto do Idoso", disse a autoridade brasileira, acrescentando que a questão dos ingressos para estudantes deve ser tratada em "câmaras estaduais".
O ministro falou ainda a respeito da venda de ingresso para o jogos. Segundo ele, será disponível ofertar três milhões de entradas, das quais mais da metade serão adquiridas por turistas estrangeiros. "Não vou me surpreender se a venda de ingressos para brasileiros chegar a um milhão. Isso não está definido, mas é minha expectativa. É normal que seja assim. São 32 seleções participando do evento".

http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/30/fifa-pediu-para-governo-brasileiro-suspender-codigo-de-defesa-do-consumidor-diz-ministro.htm

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Nota do PSOL Ceará sobre a greve dos professores e professoras do Estado.

http://psolceara.org.br/setoriais/educacao/369-nota-do-psol-ceara-sobre-a-greve-dos-professores-e-professoras

Todo Apoio ao Movimento dos Professores e Professoras!

60 dias de greve. Passeatas, manifestações, tentativas insistentes de negociação. Nada fez com que o governo recuasse ou se sensibilizasse.

Cid é inimigo de primeira hora da idéia do Piso para os Professores/as. Insurgiu-se contra a lei, tentando, com outros governadores, impedir que a mesma fosse implantada. Continua agindo de maneira coerente com um governo que, em última instância, aposta no desmonte completo da educação pública.

A lógica por trás do discurso do governo Cid é perversa. Para que filhos de trabalhadores sendo educados por mestres e doutores? Para que professores/as minimamente bem remunerados, com tempo para preparar aulas e se capacitar, com um plano de carreira que lhes incentive a continuar crescendo? A aposta de Cid, como de todos os governos das classes dominantes, é, no fundo, o da elitização do ensino e do conhecimento.

O projeto burguês deste grande arco de aliança (PT, PSB, PMDB, PC do B e demais) é "escola pobre" para @s filh@s dos pobres. Não importa a estrutura física, a formação dos professores/as, as condições reais de trabalho de quem faz a educação pública. Como leal representante deste projeto, Cid Gomes (e seus asseclas) negam-se a criar um plano de cargos e carreira que valorize o trabalho e o papel social de professores/as do Ceará.

Cid Gomes, com sua já conhecida arrogância e contando com a subserviência cúmplice de seus apoiadores/as na Assembléia Legislativa (do PSDB ao PT), tais como o seu Presidente, Dep. Roberto Cláudio, e seu líder de Governo, Dep. Antonio Carlos, aprova uma mensagem inconstitucional. A proposta de governo destruiu a carreira docente e contradiz inteiramente a lógica da Lei Nacional do Piso. Fizeram isto em caráter de urgência!!! Em menos de 12h, a mensagem foi discutida nas comissões temáticas e votada em plenário. É esta mesma Assembléia Legislativa que se nega a apreciar o escândalo dos banheiros (que envolve a Secretaria das Cidades, hoje capitaneada por Camilo Santana (PT)) e o esquema de tráfico de influência e enriquecimento ilícito nos empréstimos consignados para servidores, em que estaria envolvido o genro do Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho.

A Assembleia virou um lugar de encenação. Mero apêndice governamental. Foi nas suas dependências que os educadores/as foram humilhados sob cacetetes e gás de pimenta. A truculência da repressão policial sobre os professores/as não pode ficar impune. A sociedade, que sempre apoiou a justeza das reivindicações dos docentes, não ficará calada e não deixará passar em brancas nuvens as agressões brutais por eles sofridas.

A violência deles aumenta a nossa indignação. Não nos intimidamos. Neste ano, a força das ruas derrubou ditadores, marchou sobre cidades. Do Chile à Grẽcia. Da Espanha aos Estados Unidos. Da Bolívia ao Brasil. O mundo levanta-se contra as opressões de todas as formas. Onde houver luta por justiça e liberdade, lá estaremos.

O PSOL desde sempre materializa seu apoio irrestrito e incondicional à luta justa e heróica dos professores do Ceará. Estaremos lado a lado e fazendo a história. Neste momento, somos todos chilenos, gregos, espanhóis. Hoje somos todos professores e professoras! Lutar pela própria dignidade é a maior lição que podemos viver.

PSOL Ceará

Confusão na Assembleia Legislativa durante manifestação de professores

Confusão e agressões a professores na Assembleia Legislativa