quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JORNADA da UNIDADE: Carta aprovada na Reunião entre a ANEL, setores da Esquerda da UNE e entidades

Presidente Dilma continua a privatização do ensino público


Frente ao recente pronunciamento em cadeia nacional da presidente Dilma Roussef, viemos a público nos manifestar sobre a real situação da educação brasileira – tema que a presidente declarou ser a sua prioridade.

A saudação entusiasmada da presidente aos estudantes e professores, por ocasião da volta às aulas, chega a ser risível se levarmos em conta os cortes de R$50 bi no orçamento, que acaba de ser anunciada. Esses cortes atingirão os direitos e os serviços públicos da maioria dos trabalhadores e jovens brasileiros e afetarão direta e indiretamente a educação pública do país.

Some-se a isso, nossa indignação com o aceno da presidente em seguir o curso da privatização da educação que assistimos nos últimos 8 anos. O anúncio do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (PRONATEC), que, segundo a presidente, levará ao terreno do ensino profissionalizante a “bem sucedida” experiência do ProUni. Acreditamos que essa medida só pode ser comemorada pelos empresários do ramo do ensino técnico, que serão contemplados com a mesma benevolência que seus pares do ensino superior gozaram nos últimos anos, com o ProUni.

Aos estudantes e professores, ao contrário do que disse Dilma, resta apenas a necessidade de se organizarem e lutarem para resistir à privatização e à descaracterização do ensino público. Nesse sentido, reafirmamos nosso compromisso com o calendário unificado forjado no Seminário de Uberlândia, ano passado.


Assinam:

Entidades - ANEL, DCE UFRJ, DCE UFRRJ, DCE UFF, EXNEL

Coletivos – Barricadas, Construção e Levante

Nenhum comentário:

Postar um comentário