quarta-feira, 9 de março de 2011

Estudantes que protestaram contra o aumento de passagem sofrem agressão pela Guarda Municipal de Fortaleza.

Nota de Repúdio sobre o ocorrido no último show do carnaval da Praia de Iracema


O Diretório Central dos Estudantes da UFC (DCE UFC), entidade representativa dos estudantes dessa universidade, vem a público se manifestar sobre o ocorrido na madrugada do dia 08 para o dia 09 de Março do presente ano, em decorrência da violência da Guarda Municipal contra estudantes e a população de Fortaleza presente no show de Carnaval da promovido pela Prefeitura na Praia de Iracema.

Durante a última apresentação musical do carnaval promovido pela Prefeitura na Praia de Iracema, estudantes levantaram uma faixa que trazia os dizeres “CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM! PASSE LIVRE JÁ”. A faixa tinha o intuito de divulgar o ato que ocorrerá no dia 17 deste mês para tentar barrar o aumento da passagem de ônibus promovido pela Prefeitura que passou a valer no último domingo (06/03). Durante essa manifestação, completamente pacífica, um grupo de guardas municipais tentaram arrancar das mãos dos estudantes a faixa. Usando da força e sem nenhum tipo de dialogo tentaram impedir a liberdade de expressão.


Quando os estudantes resistiram com o apoio da população, segurando a faixa, foram atacados com spray de pimenta e cassetetes. Depois de muitas agressões e tentativas truculentas dos guardas municipais de rasgar a faixa eles se retiraram vaiados e sob protestos de todos os presentes. Mostrando a total conivência da Prefeitura de Fortaleza com essas atitudes, a coordenação do show e as autoridades que estavam presentes nos bastidores não se manifestaram de forma alguma sobre as agressões. Por outro lado, a população, indignada com a atuação violenta da guarda, aplaudiu quando novamente os estudantes levantaram a faixa e puxaram palavras de ordem contra o aumento da passagem e contra a Prefeitura.



MÃOS AO ALTO: R$2,00 É UM ASSALTO!



Entendemos que o aumento da passagem representa mais um ataque da Prefeitura aos direitos mais básicos da população. O direito de ir e vir na cidade fica cada vez mais restrito, fazendo com que a população gaste uma parcela ainda maior da sua renda para garantir o acesso a educação, a saúde e ao próprio trabalho. Tal abuso não acontece somente em Fortaleza, mas também diversas cidades como São Paulo, Aracaju, Belém, dentre outras aonde o Governo e os empresários também se aproveitam do período das férias estudantis e do Carnaval para realizar os aumentos de passagem.



A Prefeitura de Fortaleza reforça mais uma vez a sua aliança aos empresários do Sistema de Transporte (SINDIÔNIBUS E SINDIVANS) de Fortaleza, garantindo que eles lucrem cada vez mais oferecendo um serviço de baixíssima qualidade. A Guarda Municipal é hoje instrumento de repressão e de criminalização àqueles que lutam pelos direitos sociais, mostrando mais uma vez a completa falta de dialogo e truculência com aqueles que se colocam ao lado dos interesses do povo.


O DCE da UFC repudia o uso da força contra manifestações e repudia a Prefeitura de Fortaleza por ser conivente com tais ações. Repudiamos também o aumento da passagem de ônibus!


Por isso convocamos todos/as aqueles/as que não se calaram e que se indignam todos os dias para lutar e barrar esse aumento!


ATO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM!

RUMO AO PASSE LIVRE!



DIA 17/03 8:00H DA MANHÃ


CONCENTRAÇÃO EM FRENTE AO IFET

Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica


Diretório Central dos Estudantes da UFC

Gestão "Lutamos Porque os Sonhos Não Envelhecem"









Um comentário:

  1. Isso mesmo camarada... Os sonhos não envelhecem e a nossa rendição também não acontece...

    Ternura sempre!

    ResponderExcluir