segunda-feira, 25 de julho de 2011

Deputado Marcelo Freixo (PSOL) participa de debates sobre direitos humanos em Fortaleza



A população cearense tem assistido a diversos ataques aos direitos humanos. São povos indígenas, pescadores ou quilombolas ameaçados por grandes empreendimentos; crianças e adolescentes executados ou privados de liberdade; mulheres, homossexuais, negros e negras vítimas de diversas violências; milhares de famílias ameaçadas por remoções; movimentos sociais criminalizados, além de tantos outros problemas que atingem territórios e grupos diversos.

Em muitos desses casos, o Estado revela-se como o promotor ou financiador das ações que vão de encontro aos direitos conquistados historicamente. Em outros, silencia. Diante desse cenário, coloca-se na ordem do dia denunciar as agressões e fortalecer as resistências construídas pela sociedade civil. Para contribuir com tais ações, durante os dias 26 e 27 de julho, o Deputado Estadual Marcelo Freixo (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), estará em Fortaleza para participar de debates e compartilhar experiências sobre as lutas em curso.
Marcelo Freixo é professor de História e militante pelos Direitos Humanos há 20 anos. Participou de projetos educativos no sistema penitenciário e foi membro do Conselho da Comunidade do Rio de Janeiro. Em 2007, assumiu o primeiro mandato como Deputado Estadual do PSOL, na Alerj. Presidiu a CPI das Milícias, que investigou a ligação de parlamentares com grupos paramilitares, da qual resultou a indiciação de 225 envolvidos e a apresentação de 58 medidas concretas para acabar com essa máfia, ação que inspirou a realização do filme Tropa de Elite 2.
Em Fortaleza, Freixo discutirá direitos humanos, crime organizado, violência institucional, privatização das cidades no contexto da realização dos megaeventos, dentre outros temas. Confira, abaixo, informações refentes a cada atividade e participe.
PROGRAMAÇÃO
DIA 26 DE JULHO -
9h30 – Reunião com grupos e organizações que lutam pela efetivação dos Direitos Humanos.

18h – Cine debate com o filme Tropa de Elite II
Participação:
Marcelo Freixo – Deputado Estadual pelo PSOL, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro;
Adelaide Gonçalves – Historiadora e professora da Universidade Federal do Ceará
MST
Local: Centro de Formação Frei Humberto (Rua Paulo Firmeza, 445. Bairro: São João do Tauape)

DIA 27 DE JULHO
9h – Debate: Crime Organizado e Violência Institucional
Debatedores: Marcelo Freixo
Leonardo Sá - Coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), vinculado à Universidade Federal do Ceará;
Renato Roseno - Militante de Direitos Humanos e integrante da Executiva Estadual do PSOL – CE;
Eliane Novaes - Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
Local: Assembleia Legislativa do Ceará

19h – Debate – Psol nas lutas: contra a criminalização da pobreza e na resistência à privatização da cidade
Marcelo Freixo
João Alfredo – Vereador pelo PSOL em Fortaleza
Soraya Tupinambá – Integrante da Executiva Estadual do PSOL
local:
Av. do Imperador, 1397 - Centro Centro/Fortaleza

Saiba mais quem é Marcelo Freixo
Antes de se eleger deputado estadual, Marcelo trabalhou como pesquisador da ONG Justiça Global e como consultor do deputado federal Chico Alencar na área de Direitos Humanos. De 1993 a 1995, foi diretor do Sindicato dos Professores de São Gonlaço e Niterói. Participou como voluntário no projeto de prevenção ao HIV - AIDS nas prisões do estado durante os anos de 1995 e 1996. Em quase 20 anos de trajetória, coordenou projetos educativos no sistema penitenciário. De 2001 a 2004, presidiu o Conselho da Comunidade da Comarca do Rio de Janeiro, onde exerceu papel fiscalizador dos Direitos Humanos nas carceragens e presídios do estado. Nestas gestões, legitimadas pelo voto direto, o conselho se transformou numa importante fonte de denúncias contra as arbitrariedades do governo do Rio de Janeiro.
Como deputado, Marcelo Freixo também denunciou a fraude no auxílio-educação na Alerj, o que levou à cassação de duas deputadas, e o envolvimento de outros parlamentares com crimes. Entre as suas iniciativas legislativas, destacam-se: as leis que reconhecem o funk como atividade cultural, a lei de prevenção à tortura e as emendas constitucionais para a efetivação dos animadores culturais na rede estadual de ensino e para ampliação para seis meses do aleitamento materno das servidoras estaduais.
Atualmente, Freixo é o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alerj e também tem ativa participação na Comissão de Educação. Participa das discussões e ações de resistência contra as remoções de populações devido à realização de megaeventos, problemática que também atinge a população cearense.
http://www.psolceara.org.br/noticias/a-esquerda/353-deputado-marcelo-freixo-psol-participa-de-debates-sobre-direitos-humanos-em-fortaleza

Um comentário:

  1. Seria importante colocar que o evento de 09h 30 de terça -feira vai ser no CEDECA-ce!!

    ResponderExcluir