Ontem por volta das 23h, tive que acompanhar a minha sogra com suspeita de AVC ao hospital municipal de Fortaleza, do Conjunto Ceará. Só tinha uma senhora para medir a pressão e disse que naquele momento não tinha nenhum médico. Por isso, nos orientou para ir ao hospital de Caucaia. Fomos então ao hospital Frotinha de Antônio Bezerra. Chegando lá encontramos vários pacientes esperando “pacientemente” horas por atendimento. Simplesmente um descaso. Isso causou um tumulto entre familiares e funcionários do hospital. Depois com a chegada de pessoas ligada à gestão “Fortaleza Bela”, apareceram médicos e “de repente” todos foram atendidos, a um ponto, de que às 2h de hoje, não tinha mais nenhuma pessoa em espera.
No entanto, apesar da situação, o que me chamou atenção foi troca de acusação entre os funcionários do hospital e os petistas com cargos de gestão, ligados a corrente política interna do PT, DS (Democracia Socialista). Os funcionários culpavam a prefeita Luizianne Lins por aquela situação, enquanto os petistas/Desistas acusavam os médicos de estarem dormindo em horário de trabalho.
Ora, estamos no capitalismo, onde não interessa saúde pública, gratuita e de qualidade porque gera lucro para os capitalistas donos de hospitais privadas. No entanto, o descaso é um efeito de cascata. Cada hospital tem uma direção que tem a responsabilidade de gerenciar os problemas do hospital. Portanto, questiono: Quem indica essa direção? Será que a prefeita não tem parcela de culpa do caos na saúde pública municipal? A secretaria de saúde não tem controle, a um ponto de cada qual fazer o que quer? Portanto, o que há é incompetência ou omissão da direção dos hospitais, da secretaria de saúde e do gabinete da prefeita?
Como justifica um Hospital de emergência só com uma profissional para medir pressão em plantão na madrugada? E se tinha médico, estava dormindo? E por isso fica? Bem, enquanto há quem se preocupa com a imagem política da prefeita, devemos é lutar pela vida digna de cada pessoa em primeiro lugar. A prefeita Luizianne Lins vende a imagem de sua gestão de cuidar bem das pessoas, infelizmente, por experiência nada agradável, provamos o contrário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário