sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PSOL e mandato Ecos da Cidade, solidários ao povo do Serviluz,

PSOL e mandato Ecos da Cidade, solidários ao povo do Serviluz,


protestam contra a instalação do estaleiro no Titanzinho

A praia do Titanzinho tem uma importância social e cultural para a população de Fortaleza, em especial para a comunidade do bairro Serviluz. Conhecida por ser o principal pólo formador de grandes surfistas, renomados internacionalmente, como Tita Tavares, Fábio Silva e João Fera, possui uma experiência de organização social voltada ao lazer, à educação e ao comércio local. Uma organização comunitária na contramão da exclusão, numa capital pautada pelas desigualdades.

O Plano Diretor de Fortaleza prevê para a área a criação de uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIs), destinada prioritariamente a recuperação urbanística e a regularização fundiária, não comportando, portanto, empreendimentos de grande porte como o estaleiro, tão defendido pelo Governo do Estado, em nome de um desenvolvimento que consideramos predatório e que atende a interesses do grande capital.

Inconseqüente em suas declarações, o governador Cid Gomes afirma que o empreendimento não traz impactos ambientais e sociais, pontos que caminham na contramão dos estudos técnicos feitos por ambientalistas sobre o local. Já a Prefeitura Municipal de Fortaleza tem se posicionado contra a construção do empreendimento na praia do Titanzinho.

Mudar o Plano Diretor de Fortaleza (PDPFor) para favorecer a instalação do estaleiro, como pretendem o Governador, o presidente da Câmara e vereadores é imprudente e contraria as conquistas alcançadas com a construção do PDPFor (Lei Complementar nº 62/2009), além de ferir o Estatuto da Cidade.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o mandato Ecos da Cidade – vereador João Alfredo apóiam as lutas de resistência e manifestam sua posição contrária a instalação do estaleiro no Titanzinho e a favor da população local, por considerar que os impactos sócio-ambientais, em conseqüência da instalação do empreendimento, afetarão os laços comunitários e as práticas esportivas e culturais. A comunidade reivindica - e nós apoiamos - melhorias sociais, educacionais, culturais e ambientais que respeitem os direitos já conquistados e que sejam fundadas em um modelo de desenvolvimento que seja socialmente justo e ambientalmente responsável.

Comunicação
Vereador João Alfredo -

Mais informações:

(85) 34448361 - Gabinete

(85) 99646614 - Emanuel Furtado

(85) 87934091 - Helena Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário