sábado, 30 de janeiro de 2010

Site reforça a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens

Site reforça a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens



Tatiana Félix *

Adital - No início deste mês foi lançado o site da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens - www.juventudeemmarcha.org. O site é o principal meio de comunicação da Campanha, trazendo notícias, materiais e pesquisas sobre a violência, segurança e juventude no Brasil.
O site deve servir para auxiliar o trabalho de pesquisadores interessados no tema, já que disponibiliza textos, filmes e outros subsídios. Segundo Felipe da Silva, Coordenador Nacional da Campanha, a página na internet traz instruções para grupos de base que queiram se organizar e aderir à campanha.
"Já recebemos um bom número de acessos e muitos e-mails", informou.
Além disso, diversas parcerias têm sido feitas, graças ao site. "Muitas entidades estão disponibilizando nosso link em suas páginas, assim, estamos criando uma rede, além de fortalecer nosso trabalho", declarou. A Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio da Juventude começou a ser planejada em abril do ano passado, durante um evento das Pastorais da Juventude. Em novembro foi feito o lançamento oficial em Minas Gerais, durante o Encontro Nacional de Fé e Política.
O objetivo da campanha é levar para a sociedade o debate sobre a violência contra a juventude brasileira, que tem crescido no país, e promover ações que possam mudar essa realidade. Os membros da campanha fazem divulgação sobre a iniciativa através de sites e redes de relacionamento sociais na internet, tão utilizados pela juventude.
De acordo com Felipe, em 2010 devem acontecer os seminários estaduais sobre a Campanha Nacional contra a Violência e o extermínio de Jovens, em todo o país. Ele acredita que assim poderão divulgar ainda mais a página na internet, que traz materiais informativos e também mobilizar e conscientizar a sociedade para o problema que afeta os jovens brasileiros.
Violência contra a juventude
De acordo com dados apresentados pelo site da Campanha, o Brasil ocupa o 3° lugar no ranking mundial em assassinato de jovens, perdendo apenas para a Colômbia e Venezuela. Os jovens latino-americanos, com idade entre 15 e 24 anos, são as maiores vítimas de assassinatos.
Segundo um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006, de cada dez jovens assassinados no Brasil, entre 15 e 18 anos, sete são negros.
Um estudo divulgado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Presidência da República, estima que 33.504 adolescentes brasileiros serão assassinados em um período de sete anos, que vai de 2006 a 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário