terça-feira, 24 de novembro de 2009

sancionada lei Janaína Dutra

mais uma conquista do Mandato Ecos da Cidade, do companheiro João Alfredo. O projeto de Lei 195/09, de sua autoria, acaba de ser sancionado, e institui a “Semana Janaína Dutra” de promoção do respeito à Diversidade Sexual na Rede Pública de Ensino Municipal, a ser realizada anualmente, no período que contenha o dia 17 de maio (Dia Internacional de Combate à Homofobia), com a realização de debates sobre o tema.


As escolas refletem as relações de opressão e de invisibilidade sofridas pelo segmento LGBTT. De acordo com a pesquisa realizada pela UNESCO em 2004 nas escolas de Fortaleza, 30,6% de alunos não gostaria de ter um colega homossexual; 47,5% de pais, não gostariam que seus filhos tivessem amigos homossexuais; 22% de professores acham que homossexualidade é uma doença.



O ambiente escolar é o espaço onde há mais discriminação contra homossexuais, seguido pela família, e uma das principais causas da evasão escolar está diretamente relacionada ao preconceito e discriminação que alunos homossexuais sofrem cotidianamente e silenciosamente.



A pesquisa realizada em 2008, pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Instituto Rosa Luxemburgo sobre “Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil”, revela que, 83% da população brasileira, não conhece ou nunca ouviu falar do Projeto “Brasil sem Homofobia” do Governo Federal, que deveria estar atuando de maneira efetiva a favor da diversidade sexual e contra a homofobia no Brasil. Como conseqüência da falta de ações afirmativas, o país se tornou o campeão mundial em crimes de natureza homofóbica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário